SE EU TIVER UM PERFIL QUE ACEITE A ADOÇÃO TARDIA, QUANTO TEMPO LEVARÁ A ADOÇÃO?

Já recebi essa pergunta algumas vezes… as pessoas querem muito saber quanto tempo leva exatamente para se adotar uma criança de por exemplo 8 anos.. ou de 6 anos.. ou então de 4 anos.
Gostaria muito de poder dar a resposta, mas acontece que ela não existe!!!

No mundo da adoção nada é tão pré-definido assim, óbvio ou concreto e o motivo é que estamos lidando com pessoas; pessoas que tem sonhos, desejos, medos e angústias. Pessoas singulares e únicas no mundo. De um lado temos pretendentes esperando para terem seus filhos; de um outro crianças que estão em condições que nenhuma criança deveria estar, sem uma família para lhes cuidar, sob a tutela do Estado por falta de cuidados, negligência e outros motivos. Nada por aqui podemos generalizar,inclusive o tempo que levará para aparecer uma criança de acordo com o seu perfil. Isso porque o perfil não é somente idade certo ?

Levemos em consideração também a administração de cada comarca, a eficiência do juiz e boa vontade dos funcionários que ali estão. Infelizmente vemos muito descaso ainda, processos perdidos, cancelados sem avisos entre outras barbaridades. Ouvi relatos esses dias em que um processo foi cancelado pois solicitaram que a pessoa mudasse o perfil por conta de sua idade  , que no caso queria uma criança de 0 a 2 anos . A pessoa, com aproximadamente 50 anos mudou , flexibilizou um pouco o perfil e então alegaram que a mesma estava insegura . A encaminharam para Psicoterapia, até aí ok , e cancelaram o processo . Não que não precisasse de acompanhamento ..isso não tenho como saber pois não acompanhei o caso ,mas não haveria outras formas de resolver a questão ?? Seria porque a pessoa teria mais de 50 anos ? Qual o limite para se adotar um bebê ? Isso fica claro na lei ?

O fato é que o Brasil ainda precisa melhorar muito nos processos burocráticos que correspondem às adoção pois a cada descaso crianças são prejudicadas , a cada adoção tardia que passa sem preparação dos pretendentes ou da criança , é mais sofrimento e fracassos posteriores . Cada caso é um caso ,isso é fato …e enquanto isso, me cabe te orientar ,preparar para as alegrias e dificuldade desse universo . Qual a viabilidade de se preparar para o processo de adoção tardia? Para se preparar melhor para adoção, assista o mini-curso Caminhos para uma adoção consciente => http://caminhosdaadocao.com.br/curso-online-2/

Com carinho,
Tatiany Schiavinato
Psicóloga
Atendimentos presenciais e online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *