ADOÇÃO E A IMPORTÂNCIA DE UMA REDE DE APOIO

Você sente que tem uma rede de apoio ao seu redor? parentes, amigos, vizinhos… como foi ou está sendo lidar com a adoção para sua família?

Preconceito? Resistência? Discriminação?Apoio? Alegria?

 

Familia e rede de apoio

Pela falta de informação é comum existir muitos mitos sobre a criança ou adolescente que foi adotado. Se a família extensa não estiver preparada a adaptação pode ficar comprometida.

Algumas vezes o questionamento surge antes mesmo da adoção concretizada.  Vindo dos pais, irmãos e dos mais próximos, com opiniões diversas que podem até interferir na escolha do perfil por exemplo. A pressão é comum para que as pessoas engravidem em nossa sociedade, e escolher ter um filho que não veio biológicamente, nem sempre é recebido de forma positiva.

Receios como o passado da criança/adolescente, dos seus genitores, o mito do sangue, medo do seu histórico podem ser expressos indiretamente.  Ago importante a ser feito é esclarecer sobre como é feito todo o processo. Quanto mais você estiver preparado psicologicamente e com informações a respeito do tema, mais segurança você conseguirá passar à sua família.

Quando a resistência inicial é quebrada, pode surgir apoio e empatia, facilitando assim a entrada do novo integrante no núcleo familiar. Como em  qualquer vínculo, o afeto, carinho, entre a criança e a família extensa será construída, e com certeza será facilitado se a criança sentir -se querida, apoiada e que ali tem um lugar.

O mais importante é quem adotar, estar seguro e confiante, para enfrentar esses obstáculos. Quanto mais forte for sua rede de apoio, maiores chances dos vínculos serem facilmente construídos e a adoção um passo acertado.

Se você está passando por isso deixe aqui quais os comentários e questionamentos mais feitos por seus familiares a respeito da adoção.

Por Psicóloga Caroline Rodrigues e Psicóloga Tatiany Schiavinato
CRP 06/130397 CRP 06/131048

Equipe Adoção em Pauta.
Atendimentos clínicos e Plantões psicológicos especializados em Adoção.contato.

Quer receber textos como esse pelo seu celular ? Cadastre -se em nosso site e seja VIP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as Novidades


Entre na nossa lista de E-mail

Você que já adotou, ou quer adotar, receba dicas sobre o mundo da adoção no seu E-mail.
QUERO ENTRAR NA LISTA
close-link