ADOÇÃO E A CAPACIDADE DE CONFIAR : SAIBA A RELAÇÃO

Qual a relação entre adoção E confiar? Crianças adotivas confiam menos ?

Confiar significa acreditar e esperar do outro atitudes de cuidado,entrega e responsabilidade. É um dos aspectos mais importantes na construção dos vínculos parentais.

Essa capacidade se dá basicamente no inicio da infância, quando o bebê que é extremamente dependente de cuidados, tem suas necessidades atendidas e sente-se acolhido e amparado. O contrário disso, que é a negligência e desamparo, causam abalo nessa capacidade.

Ou seja, o ambiente pode conter falhas, mas quando essas são muitas e não se oferece o suporte necessário, no lugar da confiança se instala a desconfiança, que é justamente a dificuldade na entrega despreocupada ao outro.

adoção e a capacidade de confiar

Se o filho não confia em um dos pais, a relação fica frágil e superficial, dificultando o diálogo e a afetividade.

A criança ou adolescente que passa por um processo de adoção, pode ter tido importantes quebras de confiança ou até mesmo nem sequer ter aprendido a confiar, caso os ambientes e experiências pelas quais tenha passado tenham sido instáveis e com muitas falhas.

Assim, aprender ou reaprender a acreditar nas pessoas pode ser algo difícil e até mesmo dolorido. Vai depender do grau de confiabilidade que alcançou nas relações anteriores.

Será contudo, na construção diária do vínculo e nas pequenas doses de entrega, um exercício para a criança e para os pais em proporcionar segurança e firmeza nas falas, atitudes e escolhas que farão.

Considerar a importância desse papel é também enfatizar o quanto que se requer responsabilidade para ser o principal ponto de apoio nessa relação.

Quando a criança aprende a confiar significa que foi oferecido sustentação e possibilidade de transformar as experiência emocionais negativas em positivas, o que tanto na adoção, quanto em qualquer outro molde de relacionamento é um desafio mas também uma conquista a ser feita com muito afeto e paciência.

Por Psicóloga Caroline Rodrigues
CRP 06/130397

Equipe Adoção em Pauta.
Atendimentos clínicos e Plantões psicológicos especializados em Adoção.contato : 11 9 4541-9090

Quer receber textos como esse pelo seu celular ? Cadastre -se em nosso site e e seja VIP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as Novidades


Entre na nossa lista de E-mail

Você que já adotou, ou quer adotar, receba dicas sobre o mundo da adoção no seu E-mail.
QUERO ENTRAR NA LISTA
close-link